Hogmanay, e a famosa ‘Valsa da Despedida’

Hogmanay é a palavra que se usa na Escócia para se referir ao ‘ultimo dia do ano’, e a todas as festas relacionadas ao Ano Novo. A origem desta palavra tem várias versões, e a maioria delas diz que a palavra vem da época em que os Vickings habitaram estas terras.
Definições a parte, o Hogmanay é uma festa muito popular na Escócia e no mundo, atraindo mais de 100.000 turistas todo ano para Edimburgo onde ocorre a maior delas de 30 de dezembro a 1o de Janeiro.
São desfiles com tochas, shows com artistas famosos,dança nas ruas, queima de fogos, e no primeiro dia do ano o famoso mergulho dos corajosos nas águas geladas do mar do norte.
Outra curiosidade sobre as festas de Ano Novo na Escócia, é que a música mais tocada e cantada por todo escocês a meia-noite do dia 31 é a nossa conhecida Valsa da Despedida, aqui cantada por Francisco Petronio. Lembrou ??? Pois é, esta é uma versão de Auld Lang Syne que foi composta pelo famoso poeta escocês Robert Burns em 1788.
Auld Lang Syne foi escrita em língua Escocesa da época que não era o Inglês, e significa ‘Há Muito Tempo Atrás’. Estima-se que depois de Happy Birthday esta seja a música em língua inglesa mais famosa no mundo, e que tenha versões em mais de 40 línguas.
Na Escócia em quase todas as apresentações de gaita de fole esta música é tocada, como neste vídeo da Royal Scots Dragoon Guards . Ela tambem é muito apresentada em shows de cantores pop como aqui cantada por Rod Stewart em apresentação no castelo de Stirling. A tradição manda que as pessoas cruzem os braços e segurem nas mãos de quem esta próximo ao cantar a música.

Happy Hogmanay! Happy New Year! Feliz Ano Novo!

Deixe um comentário