New Lanark, comunidade modelo no século XIX

New Lanark , uma comunidade modelo do século XIX

New Lanark , uma comunidade modelo do século XIX.

New Lanark é uma vila no condado de Lanarkshire a 40 km de Glasgow, que foi fundada em 1785 para abrigar as fiações de algodão movidas pelas águas do rio Clyde, e seus trabalhadores. Em 1820 New Lanark era o maior centro de produção de algodão da Escócia, e contava com uma população de cerca de 2500 pessoas.

New Lanark aparece lá embaixo a margem do rio Clyde
New Lanark aparece lá embaixo a margem do rio Clyde
IMG_20180318_132144533-8x6
A vila vista a partir do jardim no telhado do predio principal

Além da beleza das construções incrivelmente conservadas e da paisagem deslumbrante das margens do rio Clyde, esta vila antiga é muito conhecida por ter funcionado como uma comunidade modelo entre 1800 e 1825. Durante este período a vila foi dirigida por Robert Owen, genro do fundador David Dale, que é considerado um visionário que se dedicou a expandir o negócio e melhorar a qualidade de vida dos seus empregados. Ele não permitia que crianças trabalhassem nas fiações, criou escolas noturnas para os empregados, e escolas para os filhos dos empregados. A escola para crianças de New Lanark é considerada a primeira escola infantil do mundo. Além disso os empregados tinham atendimento médico gratuito, um fundo para doença, um banco de poupanças, e uma loja que vendia comida e utensílios domésticos a preços acessíveis e que se tornou modelo para as atuais cooperativas.

IMG_20180318_141748380-g
A vila foi construída as margens do rio Clyde, o rio que cruza Glasgow

IMG_20180318_141653977-8x6

2018-03-18_IMG_4911-8x6
Os prédios em New Lanark têm todos o mesmo estilo de fachada
Jardim no telhado do prédio principal
Jardim no telhado do prédio principal
Ambiente recriado da casa de Robert Owen
Ambiente recriado da casa de Robert Owen

As fiações que funcionavam com a ajuda de rodas movidas pelas águas do rio Clyde foram substituídas por turbinas hidráulicas, e funcionaram até 1968. Hoje New Lanark é uma atração turística e um dos seis locais da Escócia considerados Patrimônio Mundial da UNESCO.

O local conta com uma excelente infraestrutura para os visitantes fazerem uma viagem no tempo e conhecerem em detalhes de como funcionava esta comunidade privilegiada no século XIX. Tem um percurso audiovisual onde uma moradora virtual mostra o dia-a-dia na vila, vários ambientes recriando o estilo de vida dos moradores, um coffee shop onde experimentei o delicioso sorvete premiado de coco e abacaxi, e uma loja cheia de tentações escocesas. Estacionamento grátis. Para mais informações acesse o site .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s