Here is the bird that never flew
Here is the tree that never grew
Here is the bell that never rang
Here is the fish that never swam
‘Aqui está o pássaro que nunca voou
Aqui está a árvore que nunca cresceu
Aqui está o sino que nunca tocou
Aqui está o peixe que nunca nadou’
Estes versos são muito populares na Escócia, e principalmente em Glasgow. Eles descrevem os quatro milagres de Saint Mungo, fundador e padroeiro de Glasgow, que estão representados no brasão da cidade.

A história de St.Mungo é cheia de lendas, e conta que ele nasceu em 518 dc em Culross, no NE da Escócia, com o nome de Kentigern; e foi educado no mosteiro de St. Serf , de quem ganhou o nome de Mungo que significa ‘my dear friend’. Por volta de 550 dc ele deixou o mosteiro e foi parar num lugar chamado Cathures onde decidiu ergue uma igreja. Ele se referia a este lugar como ‘Glasgu’ que significa ‘amado lugar verde’. Foi ali que nasceu a cidade de Glasgow, no mesmo lugar onde foi erguida a igreja que mais tarde se tornou a Catedral de Glasgow. St. Mungo viveu até 603 dc, foi canonizado e declarado o padroeiro de Glasgow. O dia de St. Mungo é 13 de Janeiro, e o seu túmulo pode ser visitado na Catedral de Glasgow.

O brasão de Glasgow é um ícone da cidade e é encontrado em vários lugares : portões, postes, camisetas, murais, bandeiras, compondo outros brasões, enfim é um símbolo muito querido e respeitado por todos.
Os milagres de St.Mungo que são representados no brasão são explicados através de 4 lendas muito conhecidas na Escócia.

Here is the bird that never flew : conta a estória que St. Serf, professor de St.Mungo no monastério, tinha um pintarroxo de estimação. O pássaro foi acidentalmente morto pelos estudantes que culparam injustamente Mungo. Ele pegou o pássaro nas mãos, rezou e o pássaro ressuscitou e voou para as mãos de St. Serf.
Here is the tree that never grew : Mungo era responsável por manter o fogo aceso no refeitório. Um dia ele dormiu e os estudantes apagaram o fogo . Quando ele acordou e viu que o fogo estava apagado, ele quebrou uns galhos de uma árvore congelada, rezou e os galhos pegaram fogo e foram usado para reacender o fogo do refeitório.
Here is the bell that never rang : o sino a que o verso se refere foi trazido por St. Mungo de Roma. Conta a estória que St.Mungo passou a usá-lo para chamar os fiéis para as missas, e a partir daí todas as igrejas passaram a tocar os sinos da mesma forma transformando os sinos num importante símbolo de Glasgow.
Here is the fish that never swam : o peixe com o anel na boca é um salmão e o anel foi um presente do rei de Cadzow para a rainha. A rainha deu o anel para um cavaleiro e quando o rei ficou sabendo, ele tomou o anel do cavaleiro e o jogou no rio. Depois ameaçou a rainha de morte se ela não aparecesse com o anel. A rainha morrendo de medo, pediu ajuda a St. Mungo que enviou um monge para pescar o primeiro peixe e trazer. Quando o monge trouxe o peixe, ele tinha o anel preso na boca.
Completando o brasão tem a frase ‘Let Glasgow Flourish’ que significa ‘Deixe Glasgow Florescer’, que foi retirada de um sermão de St.Mungo e virou o lema da cidade.
Os versos e as lendas de St. Mungo são ensinados para as crianças na escola primária em Glasgow, e todos crescem sabendo explicar a origem do brasão da cidade onde eles vivem. Eu não me lembro se aprendi na escola a origem dos nossos símbolos patrióticos como brasões e bandeira, e não sei se atualmente isso é ensinado. Eu acho que deveria fazer parte do currículo escolar porque conhecer a origem dos nossos símbolos ajuda a respeitar e não esquecer nossa história.
Você sabe a história dos nossos símbolos ? Se souber, conte um pouco aqui pra nós. Eu também vou pesquisar e escrever depois o que aprendi.
Man, a única coisa que eu sei sobre um de nossos símbolos, é a bandeira nacional brasileira. Posso assegurar-lhe que a frase escrita em nossa bandeira foi feita por uma pessoa muito irônica.
Oi Rafael. Acho que aprendemos muito pouco sobre nossos simbolos mesmo. Vou pesquisar e depois conto aqui o que eu descobri. Infelizmente, acho que faz sentido o que voce falou sobre a frase escrita em nossa bandeira. Obrigada pelo comentario.