Paçoca de Carne

Pra quem não conhece muito bem o interior ou o Nordeste do Brasil, farofa de carne pode parecer estranho. Era assim para mim até eu experimentar. Depois de conhecer me pareceu tão óbvio… do tipo, como eu nunca tinha pensado nisso.

Os ingredientes principais que uso para a paçoca são carne seca, farinha de mandioca, manteiga, alho e cebola.

O problema é tentar fazer farofa de carne, com carne seca, na Escócia. Já falei de carne seca em um post anterior e portanto esse problema está resolvido. Não tem mais problema 🙂

dessalgando_panela_2

Dessalgar a Carne é o processo mais complicado dessa receita. Eu faço da seguinte forma, deixo a carne de molho em agua fria por 5 minutos em uma vasilha. Retiro a carne e jogo a agua fora, lavo a vasilha e repito 3 ou 4 vezes.

Depois disso corto a carne em pedaços menores e fervo um pouco de agua. Após levantar fervura apago o fogo e deixo a carne por 15 minutos na agua quente. Jogo a agua fora e repito o processo mais 2 vezes.

picada.jpg

Pronto! A carne está no ponto que eu gosto. Experimente para ver se está muito salgada e se estiver deixe mais tempo na agua, lavando com frequência.

Seque bem a carne, em pano ou papel absorvente ou do jeito que você quiser, mas é importante seca-la bem.

Pique uma cabeça de alho, sim uma cabeça e não um dente, de forma grosseira (Vai no processador).

Coloque a carne e o olho no processador de alimentos, pode ser liquidificador, e idealmente com a função Pulsar. Se não tiver a função pulsar ligue e desligue o liquidificador para simular essa função.

processador

Quando a carne ficar com o tamanho desejado retire do processador e reserve.

Pique uma cebola em pedaços bem pequenos e doure na manteiga em uma panela pequena.

Coloque a farinha de mandioca e deixe dar uma torrada. Aproveitar para colocar um pouco de sal, pimenta do reino ou outros temperos que desejar.

Em outra panela frite a carne com a manteiga até ficar levemente tostada.

frita.jpg

Misture a farinha na panela da carne, ou vice versa, misture bem e pronto! A sua paçoca de carne seca está pronta.

Você deve estar se perguntando, mas que farinha de mandioca? O produto da foto abaixo, o Gari, é farinha de mandioca similar a nossa farinha de mandioca não torrada. O Gari que encontro é uma farinha um pouco mais grossa e um pouco mais úmida da que estamos acostumados, mas funciona muito bem, inclusive para fazer farofa.

gari.jpg

Você pode encontrar em Glasgow em qualquer mercado de produtos africanos, asiáticos e creio que até em mercados maiores como Morrison’s e ASDA.

Um item a parte MUITO importante é a manteiga. A manteiga que gostava de usar para fazer a paçoca no Brasil é a manteiga de garrafa e por acaso, graças aos Indianos, nós temos essa manteiga aqui em Glasgow.

Minha esposa que cresceu na roça e na infância comia a manteiga de garrafa, ao sentir o cheiro e o sabor dessa manteiga que comprei aqui disse que fez uma volta ao passado, a sua infância. A manteiga é mesmo muito boa e saborosa, também conhecida no meio gastronômico como manteiga clarificada.

manteiga.jpg

Descobri essa manteiga por acaso, quando colegas levaram doces da Índia para o trabalho e me falaram que era uma mistura de farinha, gengibre, açúcar e manteiga clarificada. Perguntei se podia comprar a manteiga aqui, pra fazer molho holandês,  e a resposta foi sim. O nome para essa manteiga é Butter Ghee, e pode ser encontrada em latas como a da foto em praticamente qualquer lugar.

Se fizer a paçoca ou a carne seca, volte aqui e conte como ficou!!!!

pronta.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s