Para nós que nascemos e crescemos em um país tropical, próximo a linha do Equador, mudar para um lugar em uma latitude muito ao norte ou ao sul é estranho, muito estranho.
A quantidade de horas com sol em cada dia varia muito em cada estação do ano. Aqui na Escócia em média o dia “cresce” ou “diminui” mais ou menos 3 minutos a cada dia.

A partir do outono os dias começam vagarosamente a diminuir, ou seja, menos horas de sol todos os dias. O primeiro dia de outono é quando o dia e a noite têm o mesmo tamanho. Conforme o outono vai avançando, os dias vão ficando cada vez menores.
Nessa época o Sol fica muito preguiçoso acordando por volta das 8 horas da manhã e indo dormir por volta das 4 e meia da tarde, e jamais ficando a pino. O Sol, quando se dá ao trabalho de aparecer fica sempre a meia altura, girando por todo o horizonte até cansar e ir embora.
Infelizmente, no inverno a maioria dos dias são nublados e tudo fica ainda mais escuro, cinza, e molhado.
O “encurtamento” dos dias continua até meados de dezembro e no primeiro dia de inverno, que em 2016 será dia 21, o dia terá apenas 6 horas e 57 minutos ( a noite terá então 17 horas e 3 minutos). Essa duração é entre o nascer e o por do sol e não entre o amanhecer e o anoitecer.

Devo confessar que no início é assustador, sair de casa e ainda ser noite, sair do trabalho e já estar escuro. O aspecto positivo é você achar que já é hora de dormir e ainda ser 7 da noite :), parece que o dia “estica”.
Se você aprender a curtir e apreciar as diferenças e sutilezas de cada estação, não vai se deixar abater pela escuridão e vai ter um ano inteiro com muitas variações e sem monotonia.
A partir do início do inverno o processo se inverte, e os dias começam a ficar mais longos até o inicio da primavera, onde o dia e a noite têm o mesmo tamanho outra vez, e vai aumentando até verão e todo o ciclo recomeça.
Aqui você vê os horários do nascer e do por do sol aqui em Glasgow.
Se quiser mais detalhes, como por exemplo energia solar por época do ano, caminho do sol no céu, veja aqui.