Glasgow as 5 da tarde no Outono

Dia ou Noite?

Para nós que nascemos e crescemos em um país tropical, próximo a linha do Equador, mudar para um lugar em uma latitude muito ao norte ou ao sul é estranho, muito estranho.

A quantidade de horas com sol em cada dia varia muito em cada estação do ano. Aqui na Escócia em média o dia “cresce” ou “diminui” mais ou menos 3 minutos a cada dia.

diaounoite
Por do sol às 4 h da tarde

A partir do outono os dias começam vagarosamente a diminuir, ou seja, menos horas de sol todos os dias. O primeiro dia de outono é quando o dia e a noite têm o mesmo tamanho. Conforme o outono vai avançando, os dias vão ficando cada vez menores.

Nessa época o Sol fica muito preguiçoso acordando por volta das 8 horas da manhã e indo dormir por volta das 4 e meia da tarde, e jamais ficando a pino. O Sol, quando se dá ao trabalho de aparecer fica sempre a meia altura, girando por todo o horizonte até cansar e ir embora.

Infelizmente, no inverno a maioria  dos dias são nublados e tudo fica ainda mais escuro, cinza, e molhado.

O “encurtamento” dos dias continua até meados de dezembro e no primeiro dia de inverno, que em 2016 será dia 21, o dia terá apenas 6 horas e 57 minutos ( a noite terá então 17 horas e 3 minutos).  Essa duração é entre o nascer e o por do sol e não entre o amanhecer e o anoitecer.

31099708856_7b97e55f33_k
Luzes de Natal no final do Outono. 4 e meia da tarde!

Devo confessar que no início é assustador, sair de casa e ainda ser noite, sair do trabalho e já estar escuro. O aspecto positivo é você achar que já é hora de dormir e ainda ser 7 da noite :), parece que o dia “estica”.

Se você aprender a curtir e apreciar as diferenças e sutilezas de cada estação, não vai se deixar abater pela escuridão e vai ter um ano inteiro com muitas variações e sem monotonia.

A partir do início do inverno o processo se inverte, e os dias começam a ficar mais longos até o inicio da primavera, onde o dia e a noite têm o mesmo tamanho outra vez, e vai aumentando até verão e todo o ciclo recomeça.

Aqui você vê os horários do nascer e do por do sol aqui em Glasgow.

Se quiser mais detalhes, como por exemplo energia solar por época do ano, caminho do sol no céu, veja aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s