Glasgow é aqui – A Cidade

Como é que é aqui?

Se quiser saber sobre números, tamanho, organização político-administrativa, história ou outras informações gerais, sugiro ver na wikipedia.

Não tenho também a pretensão de fazer um tratado sobre a cidade, nem dar grandes dicas, até porque no momento quem precisa dessas dicas sou eu 🙂

Espero apenas poder dar uma ideia geral de como é a cidade.

Glasgow é uma cidade verde, no sentido literal mesmo, com muitas arvores e parques, ruas arborizadas com árvores grandes podem ser encontradas em todos os locais, inclusive no Centro da Cidade.

Aqui tem uma grande quantidade de parques, muitos mesmo, e no geral bem cuidados. É um programa legal para finais de semana mais preguiçosos.

Glasgow em Gaélico quer dizer “Vale Verde”. Olhando a cidade de cima, de uma de muitas de suas colinas, é possível dizer que isso é verdade. Além disso como os prédios são baixos é possível ver a serra que circunda a cidade. No inverno em particular, coberta de neve. Um visual muito bonito.

Verde de cima e vermelha (Cor de Tijolo) no nível do chão. Milhares de construções em todos os locais da cidade foram feitas com blocos de arenito vermelho, o que dá esse tom vermelho-alaranjado e amarelo para as construções da cidade.

Os bairros são organizados de forma a tentar minimizar a movimentação e o deslocamento de grandes distâncias.

Cada bairro tem uma infraestrutura lembrando pequenas cidades, com clinicas médicas, dentárias, cafés, lojas, centros comerciais, farmácias, bares e restaurantes, livrarias,  lojas de segunda mão, mercados, etc… Me lembra muito São Paulo nos 70 e início dos anos 80. Com isso a necessidade de grandes deslocamentos, de ir a “super” mercados e coisas assim não existe.

Claro que museus, cinemas maiores e locais que requeiram maiores investimentos não existem em todos as regiões, mas no geral estão concentrados em uma região específica ou ainda no centro da cidade.

Com transporte fácil e com um centro da cidade cuidado, seguro e com muitas opções de compras e lazer, este é um destino certo para quem mora aqui. Ir ao centro e bater perna, parar para um café, almoçar, pegar um cinema, um teatro ou um jantar especial é algo muito fácil. Ou ainda se preferir, ir as exposições, centros culturais ou um dos diversos museus disponíveis. Existe sempre muita gente nas ruas e nesses locais, durante quase todos os dias, embora durante a semana tudo feche cedo.

Veja nos vídeos como é o centro da cidade.

 

Aos finais de semana as lojas e shopping centers fecham as 18:00 horas, demonstrando uma cultura bem diferente, onde vender e comprar não são tudo.

Campos de futebol, rugby, bowling e golfe podem ser encontrados e diversos locais da cidade, em geral , em escolas.

É uma cidade com o tamanho certo, com diversas opções e acesso a várias facilidades da vida moderna, sem abrir mão do conforto e qualidade de vida.

E o tempo? Bom… não vou falar nada. Veja no vídeo abaixo.

Uma pequena amostra da cidade em algumas fotos pessoais.

 Estádio do Rangers
 Centro da Cidade (Waterloo Street)
Vista da parte norte da cidade a partir do CineWorld
 Um dia de Inverno
 Vista do Centro da Cidade do Queen’s Park (Com Zoom)
  Vista do Centro da Cidade do Queen’s Park (Sem Zoom)
 Um dos muitos parques

 

 Kelvin Grove Museum
Buchanan Street

Um comentário sobre “Glasgow é aqui – A Cidade

  1. olá,
    vou pra Escócia e Inglaterra no próximo inverno europeu, na Escócia vou passear pelas Highlands, meu voo é para Glasgow, vi na internet dica de compras de lojas baratas de roupas de inverno somente em Londres e Edimburgo. Aí achei seu blog, você poderia dar dicas dessas lojas em Glasgow?
    Muito obrigado,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s