Como é que é aqui?
Se quiser saber sobre números, tamanho, organização político-administrativa, história ou outras informações gerais, sugiro ver na wikipedia.
Não tenho também a pretensão de fazer um tratado sobre a cidade, nem dar grandes dicas, até porque no momento quem precisa dessas dicas sou eu 🙂
Espero apenas poder dar uma ideia geral de como é a cidade.
Glasgow é uma cidade verde, no sentido literal mesmo, com muitas arvores e parques, ruas arborizadas com árvores grandes podem ser encontradas em todos os locais, inclusive no Centro da Cidade.
Aqui tem uma grande quantidade de parques, muitos mesmo, e no geral bem cuidados. É um programa legal para finais de semana mais preguiçosos.
Glasgow em Gaélico quer dizer “Vale Verde”. Olhando a cidade de cima, de uma de muitas de suas colinas, é possível dizer que isso é verdade. Além disso como os prédios são baixos é possível ver a serra que circunda a cidade. No inverno em particular, coberta de neve. Um visual muito bonito.
Verde de cima e vermelha (Cor de Tijolo) no nível do chão. Milhares de construções em todos os locais da cidade foram feitas com blocos de arenito vermelho, o que dá esse tom vermelho-alaranjado e amarelo para as construções da cidade.
Os bairros são organizados de forma a tentar minimizar a movimentação e o deslocamento de grandes distâncias.
Cada bairro tem uma infraestrutura lembrando pequenas cidades, com clinicas médicas, dentárias, cafés, lojas, centros comerciais, farmácias, bares e restaurantes, livrarias, lojas de segunda mão, mercados, etc… Me lembra muito São Paulo nos 70 e início dos anos 80. Com isso a necessidade de grandes deslocamentos, de ir a “super” mercados e coisas assim não existe.
Claro que museus, cinemas maiores e locais que requeiram maiores investimentos não existem em todos as regiões, mas no geral estão concentrados em uma região específica ou ainda no centro da cidade.
Com transporte fácil e com um centro da cidade cuidado, seguro e com muitas opções de compras e lazer, este é um destino certo para quem mora aqui. Ir ao centro e bater perna, parar para um café, almoçar, pegar um cinema, um teatro ou um jantar especial é algo muito fácil. Ou ainda se preferir, ir as exposições, centros culturais ou um dos diversos museus disponíveis. Existe sempre muita gente nas ruas e nesses locais, durante quase todos os dias, embora durante a semana tudo feche cedo.
Veja nos vídeos como é o centro da cidade.
Aos finais de semana as lojas e shopping centers fecham as 18:00 horas, demonstrando uma cultura bem diferente, onde vender e comprar não são tudo.
Campos de futebol, rugby, bowling e golfe podem ser encontrados e diversos locais da cidade, em geral , em escolas.
É uma cidade com o tamanho certo, com diversas opções e acesso a várias facilidades da vida moderna, sem abrir mão do conforto e qualidade de vida.
E o tempo? Bom… não vou falar nada. Veja no vídeo abaixo.
Uma pequena amostra da cidade em algumas fotos pessoais.
olá,
vou pra Escócia e Inglaterra no próximo inverno europeu, na Escócia vou passear pelas Highlands, meu voo é para Glasgow, vi na internet dica de compras de lojas baratas de roupas de inverno somente em Londres e Edimburgo. Aí achei seu blog, você poderia dar dicas dessas lojas em Glasgow?
Muito obrigado,