Ainda Existe a Profissão de Programador?

Programadores Procura-se

Uma das profissões atualmente com uma enorme demanda é a de programadores.

Podemos encontrar esses profissionais vivendo sob vários nomes distintos como programadores, desenvolvedores, codificadores, ninjas, engenheiros, enfim uma quantidade grande e alguns “cargos” bem engraçados. Veja no linkedin e dê um pouco de risada.

Aqui na Europa vejo as profissões técnicas valorizadas que comparando com o Brasil.

Vejo aqui as pessoas com conhecimento técnico sendo valorizadas, colaborando e participando de muitas decisões da evolução dos sistemas e sua aplicação aos negócios.  No geral, elas não tem muito interesse em evoluir para posições de coordenação, de gestão e afins. Obviamente tem o desejo de ganhar mais, mas essa é uma evolução natural. Não é incomum aqui ver um desenvolvedor ganhar mais que seu gerente.

No Brasil, vejo que muita gente tem vergonha de ser “apenas” um desenvolvedor, quer ser um Analista, um Coordenador, um Supervisor, enfim ter status. Largam a profissão técnica no qual eram bons para se tornarem no melhor dos casos (e com raríssimas exceções) gestores abaixo da média.

O Fato é que a imensa maioria de nós, estudamos para nos tornarmos técnicos e não administradores, e portanto temos uma formação mais solida nesse campo.  Muitos fazem MBA e administração, mas acabam assumindo a posição de gestores sem ter a real formação nem tampouco a experiência prática. Cansei de ver essa situação e como ela acaba com o desempenho de equipes fantásticas.

Sempre ouve uma maior necessidade de técnicos do que de gestores, e na minha visão, dado a forma como as equipes técnicas estão se organizando, vejo cada vez menos necessidade de gestores, ou seja, a relação entre gestores e técnicos já era alta, e esta ficando e ficará ainda maior.

Eu particularmente gosto muito da profissão, da técnica e uma das mudanças que menos gostei na vida, foi a de ter me tornado gestor. É bom para o ego, para o bolso, ter status, ser reconhecido, achar que pode decidir, etc.. Por outro lado perdemos o contato com o mundo das ferramentas, metodologias e tecnologias que estão mudando o mundo. Dizer que da posição de gerente você vê isso claramente é na minha opinião um engano.

Se observarmos nas ultimas décadas a tecnologia tem dados saltos enormes, desde mainframes para PCs, smartphones, etc… até no que diz respeito a tecnologias de bancos de dados, linguagens de programação e dados distribuídos, Big Data e várias outras , sendo que todas elas a demanda por desenvolvedores apenas aumentou. A Necessidade de bons profissionais somente aumenta, e diferentemente daquilo que se sempre propagou e agora volta a se falar com a chegada na prática da tecnologia de IA, eu acredito que sempre haverá essa necessidade. Nunca iremos conseguir nos livrar dos Nerds 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s