Glossario Gastronomico

Glossário

Esse glossário tem o objetivo de ser uma rápida referência a alguns termos e preparos que uso no blog. Com o passar do tempo iremos acrescentar mais termos e quando possível fotos e ilustrações.

Adição de Sal e Pimenta do Reino

Ao adicionar sal ou pimenta do reino (seja branca, verde, preta) lembre-se que sempre deverá fazer isso por último. Nunca coloque no inicio da preparação principalmente em caso de cozidos, pois a água utilizada irá evaporar e portanto o tempero ficará muito forte, ou seja, muito salgado e muito apimentado.
Coloque no final e prove, se estiver bom pode finalizar.

Retirando a Parte Branca do Pimentão

Tipos de Corte

Corte Emincê

É o corte em tiras (no caso de carnes – quaisquer que sejam) ou de rodelas (no caso dos vegetais). Por exemplo, as iscas de filé mignon são corte em emince, que em geral tem aproximadamente 1cm X 1 cm X por 4 cm, mas podem ser de tamanhos diferentes. O corte de cebola para onion rings é um corte emince, que pode ter a espessura desejada.

Corte Julienne

Esse é o corte em pequenos palitos de aproximadamente 4 mm X 4mm X 40 mm. Seriam palitos finos mais ou menos do tamanho de um palito de dentes, um pouco mais comprido.
No caso específico da cebola é um pouco diferente. Deve-se cortar no sentido do bulbo e com um pequeno corte em V o bulbo, retira-lo de forma que APÓS cortarmos a cebola as camadas possam ser separadas com facilidade. Após retirar o bulbo, apoiar a cebola e cortar no mesmo se sentido do bulbo em fatias bem finas.

Corte Brunoise

Esse é o famoso corte em cubinhos. Em geral o corte brunoise tem entre 2 e 4 mm de cada lado, porém pode ser feito do tamanho que preferir.
Abaixo algumas fotos desse corte e como faze-lo com a cebola (Fica perfeito para fazer vinagrete)

Cebola pronta para ser “cortada”

Corte Longitudinal da Cebola

Corte Horizontal. Esse corte deve ser feito em pelo menos 3 alturas da Cebola. Cuidado para não chegar ao Bulbo da Cebola e despedaça-la. Mantenha o Bulbo inteiro para que ele segure as camadas da cebola

Corte Horizontal da Cebola.  Comece do meio e faça no mesmo sentido para a direita (mais 3 ou 4 cortes) e para esquerda (mais 3 ou 4 cortes). Tome os mesmos cuidados do passo anterior e NÃO corte o bulbo

Corte as fatias em cubo e pronto

Pronto, finalizado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s