Risoto de Frutos do Mar

Frutos do mar são 8 ou 80. Ou você adora ou você odeia. Não conheço ninguém que seja meio termo, do tipo “ahn..mais ou menos…”.
Eu gosto muito de frutos do mar, mas é sempre preciso prestar muita atenção, comprar em locais reconhecidamente limpos, de boa procedência. Embora eu nunca tenha tido nenhum problema de intoxicação alimentar nem de alergia, conheço muita gente que teve um ou ambos os problemas.
Mas vamos lá… Risoto de frutos do mar não difere muito da preparação dos risotos tradicionais, aliás não difere em nada, e antes de qualquer coisa, ao final o risoto deve ficar ao dente e molhado. Se não for assim NÃO é risoto. Bobagens como risoto liquido, risoto em creme ou em pasta, não passam disso… Bobagens. Ou outro prato, que não risoto, seja quem seja que prepare.
Eu preparo os frutos do mar a parte do arroz e misturo tudo antes do final. Na verdade a preparação envolve 3 partes, o arroz, os frutos do mar e o caldo, que deve na verdade ser o primeiro a começar a ser preparado pois servirá de base para o arroz.

O Caldo eu costumo deixar fervento alguns litros de agua, com espinha e cauda de peixe, pele seca de peixe, casca de camarões e outros frutos do mar (Vongole, mexilhões, ostras, etc..) e um pouquinho de nada de vongole, 1 medida de vinho branco, 2 colheres de sopa de nori, 2 colheres de sopa de molho de ostras.

Ferve por aproximadamente 1 hora em fogo médio, sendo que a quantidade inicial deve ser o suficiente para ao final termos 4 medidas de caldo (Se for 1 medida de arroz. Se forem 2 medidas de arroz, então deve sobrar 8 medidas de caldo e assim por diante). Esse caldo, mais o que sobrou da preparação dos frutos do mar, será utilizado para preparar o risoto.

Os frutos do mar são levemente refogadas imediatamente após refogar o alho e a cebola na manteiga (pode ser azeite também, mas JAMAIS oléo de soja ou outros oleos). O Caldo que sobrar (Não deve ser muito) ira pra panela de caldo. A Ordem de cocção dos frutos do mar: Polvo, Vongole, Camarão, Mexilhões, Ostra e Lula.

A Quantidade de frutos do mar depende de gosto. Como eu prefiro frutos do mar ao arroz eu realmente coloco MUITO mesmo proporcionalmente ao arroz.

Na manteiga e em fogo baixo refogar cebola e alho na manteiga, colocar a medida de arroz e mexer até o arroz começar a ganhar cor. Adicionar 1 medida de caldo e mexer até ferver, subir o fogo e colocar 1 medida de caldo de cada vez, e ao final mais uma medida de vinho branco. Essa é a hora de colocar sal.

Deixar cozinhar, e agora e fogo baixo, até ficar ao dente e pronto. Pode servir.

Aqui um close para dar uma idéia.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s