Comida Tipo Mexicana

Comida “Tipo” Mexicana

Nas minhas últimas andanças culinárias pela cidade, tenho entrado em restaurantes diferentes, de culinária de países e tenho percebido uma coisa que eu sabia mas não tinha me dado conta de forma muito consciente. A Pobreza dos cardápios e a enorme diferença que encontramos nas comidas ditas regionais.
Restaurantes portugueses são uma pálida, e bem pálida mostra do que realmente tem nos cardápios em Portugal, idem na Espanha, Comida “tipo” árabe, japonesa, taiwanesa, thai, coreana, alemã, pra ficar só nessas.

Vejo uma enorme “pasteurização” dos pratos que são reduzidos e extremamente adaptados a ponto de se descaracterizarem.

Acho que os que menos se perdem nisso são os chineses com seus cardápios de 400 pratos e opções de tudo quanto é tipo, mas precisa ter MUITA paciência. Se tiver a paciência necessária, você realmente pode experimentar algo muito diferente do que está acostumado.

Mas por aqui não queremos algo diferente. Queremos comer comida mexicana, mas com “gostinho” (alguns usam o termo leitura ou releitura) brasileiro. Isso efetivamente descaracteriza a origem da comida. No fundo é comida brasileira com inspiração estrangeira (na minha modesta opinião o PIOR dos mundos). Infelizmente é nosso desejo como consumidores que assim seja, e portanto dificilmente comeremos algo realmente típico de outros países por aqui. Nossa Culpa.

O que é então a comida “tipo” mexicana? É o que comumente encontramos nos restaurantes mexicanos. Fiz em casa, muito mais simplificado porque estava com preguiça, então nada de tacos, burritos nem  enchiladas. Como não sobrou arroz do almoço, nem fiz o arroz de tomate também.

Produções:

De Entrada, nada mexicano, mas como eu estava com muita vontade, um pouco do melhor aperitivo no planeta, queijo camembert e cobertura de geléia de laranja.

Chilli com carne, sem chilli e sem carne… Estranho né….!?!?!? Tirei o chilli por causa dos meninos e e como estava sem carne moída, eu usei soja.

Guacamole. Abacate amassado, com bastante limão e um pouco de sal.

Vinagrete de Chilli sem vinagre… de novo??? pois é..eu prefiro limão no vinagrete e como ele é meu… Cebola em cubos bem pequenos, idem para o tomate (sem sementes), salsinha e muita pimenta…. vermelha.

Cream Cheese batido na mão com uma colherada de leite, uma espremidinha de limão e pimenta em pó.

E a sobremesa. Sorvete de morango com calda de mel com vinagre balsâmico reduzido e calda. A Calda foi feita com lichia, limão siciliano e vinagre balsâmico reduzido.

A fotos estão aqui:
Entrada de Queijo Camembert
Guacamole
Feijão com Flocos de Soja e Tomate
Visão Geral
Meu Prato
As 4 Sobremesas
Detalhe da Sobremesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s