St.Andrew’s Day, dia importante para os escoceses

Saint Andrew (Santo André, em Português) é o padroeiro da Escócia,  e 30 de Novembro, é o St.Andrew’s Day (Dia de St.Andrew). Aqui na Escócia é considerado bank holiday, um feriado opcional para empregadores e funcionários. Isto é comum por aqui.

Segundo o Cristianismo, Saint Andrew foi um dos 12 apóstolos de Jesus, e nasceu na Galiléia, onde hoje é a Palestina.

Ele é considerado padroeiro dos pescadores, e é também padroeiro de outros países, entre eles Romênia, Grécia, Russia e Polônia. No Brasil, eu só encontrei uma cidade da qual ele é padroeiro : Ituberá-BA.  

Por que Saint Andrew é o padroeiro da Escócia ?

Existem algumas lendas, mas a mais famosa diz que no século 9, o rei Angus da Escócia estava em guerra contra a Inglaterra, e St.Andrew apareceu para ele num sonho dizendo que os escoceses venceriam os ingleses. No dia da batalha um X branco apareceu no céu, representando o símbolo de St.Andrew (ele foi crucificado numa cruz em formato de X). O rei Angus prometeu que se a Escócia vencesse a guerra, St.Andrew seria o padroeiro do país. Os escoceses venceram, St. Andrew foi declarado oficialmente o patrono da Escócia em 1320, e a bandeira da Escócia tem um grande X branco em fundo azul celeste, em homenagem ao padroeiro.

St.Andrew é também o patrono da Order of the Thistle, a ordem de cavalheiros que representa a maior honra na Escócia , e é formada por pessoas que contribuíram de forma destacada para o país. O nome da ordem homenageia a flor símbolo da Escócia : o Thistle.

Catedral de Saint Andrew, em Glasgow ; Thistle, a flor símbolo da Escócia; Saint Andrew
Catedral de Saint Andrew, em Glasgow ; Thistle, a flor símbolo da Escócia; Saint Andrew

Tradições no dia do padroeiro

Neste dia além de missas especiais por todo o país, os escoceses aproveitam para cultivar suas tradições na roupa, na comida, na música , na dança. Eles adoram celebrar sua história ! 

Kilt ou Tartan

O kilt, a famosa saia xadrez que escoceses e escocesas usam, é a roupa mais tradicional;  então este é um dia para vestir kilt. Quem não vai de kilt, usa alguma roupa ou acessório em padrão tartan, o também  famoso xadrez escocês multicolorido. Na escola do meu filho as crianças podem ir de kilt, ou com um laço no cabelo, gravata, ou até meia calça em padrão tartan. Conheça mais sobre o tartan neste artigo da BBC Brasil. 

Festa Gaélica

As festas ceilidh acontecem por todo o país na semana ou no dia de St.Andrew. São festas com música tradicional escocesa que lembra um pouco as músicas de festa junina, e a dança também é muito parecida com a nossa quadrilha. Veja neste vídeo os escoceses dançando na rua na cidade de St.Andrews.

Sabores Típicos

É dia também de saborear os pratos típicos escoceses acompanhados do melhor whisky do mundo, ou de IrnBru, o refrigerante mais tomado por aqui. Dois pratos típicos muito consumidos em datas tradicionais são o Cullen Skink que é uma sopa de peixe, batatas e creme de leite; e o Haggis Neeps and Tatties  que é formado por Haggis(embutido de miúdos de carneiro, cereais e bastante tempero), purê de batata e purê de nabo. Na escola do meu filho, vão servir para as criancas : IrnBru e Shortbread, um biscoito que eles adoram e que lembra o nosso mantecal.

Banda de gaita de fole vestindo kilt; cartão de Natal com detalhes em tartan; haggis neeps and tatties; cullen skink ; shortbread
Banda de gaita de fole vestindo kilt; cartão de Natal com detalhes em tartan; haggis neeps and tatties; cullen skink ; shortbread

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s