Escócia – o castelo grafitado por brasileiros

Kelburn Castle é um castelo do século 13 que fica numa cidade litorânea chamada Largs, a cerca de 40 km de Glasgow.  É considerado um dos castelos mais antigos da Escócia a ser habitado pela mesma família: Boyle. Desde a sua construção moraram 10 gerações de condes de Glasgow.

Em 2007 o décimo e atual Conde de Glasgow, Patrick Robin Archibald Boyle, por sugestão de sua filha convidou 4 grafiteiros brasileiros para colorir a fachada cinza do castelo.  O colorido “The Graffiti Project”  foi executado pelos mundialmente famosos Os Gêmeos, NUNCA e Nina Pandolfo. O projeto foi permitido com a condição de ser removido 3 anos depois, mas após este prazo o Conde solicitou que fosse mantido devido ao sucesso da obra que atrai muitos turistas para o local.

escocia-kelburn-castle-1-8x6

 

escocia-kelburn-castle-9-8x6

 

Até o momento nenhum grafite foi removido, e  há 2 anos o castelo encontra-se em reforma sem previsão de conclusão.  Resta saber se quando a reforma for concluída o castelo voltará a sua cor original : cinza.

Leia aqui o que se fala sobre a remoção dos grafites do castelo.

4 comentários sobre “Escócia – o castelo grafitado por brasileiros

    1. Adriana, obrigada pelo seu comentário. Aqui também as opiniões não são unânimes a respeito da obra. Eles gostam dos grafites, e Glasgow tem murais incríveis espalhados pela cidade, mas não acho que vão fazer isso de novo numa obra histórica. Eu também achei bonitos os grafites e fico orgulhosa de artistas brasileiros terem sua obra divulgada aqui, mas prefiro os castelos com sua aparência original.

  1. Sinceramente tirou toda originalidade do castelo , eles são ótimos artistas , mas executaram sua obra em lugar errado , como gosto muito de história e arte fiquei triste

  2. Rose, obrigada pelo comentário. Concordo com você. Fico muito orgulhosa em ver nossos artistas sendo divulgados aqui, mas também prefiro os castelos com sua aparência original. De qualquer forma vale a pena o passeio , e para quem gosta de história a Escócia tem muita coisa para mostrar. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s