Halloween direto da fonte

30597332921_6b3d4e9080_o

Depois de termos curtido o Halloween no ano passado na Irlanda onde a festa é o segundo maior faturamento do ano perdendo só para o Natal e é feriado nacional, constatamos que na Escócia a festa não tem a mesma popularidade.  No entanto, a festa aqui também é muito comemorada em escolas, eventos e festas por todo o país, e o comércio também aproveita a oportunidade com muita decoração e promoções.  Como em todos os países onde esta festa é comemorada atualmente, aqui na Escócia o público maior são as crianças que adoram se fantasiar e fazer  a brincadeira de pedir doces de casa em casa.

Origem do Halloween  : Os Celtas, ancestrais dos escoceses e dos irlandeses, foram um povo que viveu por aqui há 2000 anos atrás e celebravam o Ano Novo no dia 1º de Novembro, marcando o fim do verão e das colheitas, e o começo do inverno. Esta celebração era chamada de ‘Samhain’ (Sam: summer e fuin: fim).  Eles  também acreditavam que no dia 31 de outubro fantasmas retornavam às vilas e para afastá-los acendiam fogueiras e usavam fantasias e máscaras para confundirem os fantasmas.

Com a introdução do Cristianismo o festival  ‘Samhain’ foi substitúido pelo Halloween que vem da expressão ‘All Hallows’s Eve’  que significa ‘véspera do dia de todos os santos’, e passou a ser comemorado no dia 31 de outubro que é a noite antes  do ‘dia de todos os santos’ que é no dia 1º de novembro.

O Halloween foi introduzido nos EUA pelos irlandeses e escoceses que migraram para lá com suas malas e tradições, e se tornou uma das festas mais populares do mundo graças à adesão e divulgação dos americanos.

29629649000_761f7c030f_o

Superstições do Halloween :  o Halloween sempre esteve ligado a superstições e mistérios. Acreditar que gato preto dá azar vem de uma crença antiga de que as bruxas se transformavam em gatos pretos para não serem reconhecidas.

No passado o Halloween esteve associado também a rituais de adivinhação, como pescar com a boca uma maçã (fruta considerada sagrada pelos Celtas) marcada com as iniciais do futuro cônjuge. Hoje nas festas de Halloween as crianças também brincam de pescar a maçã nas festas, mas o objetivo é só saborear a fruta.  Robert Burns, o mais famoso poeta escocês, dedicou o poema ‘Halloween’ a esta fascinação com profecias e previsões do futuro.

wp_20161031_10_37_06_pro

Brincadeiras do Halloween : a mais famosa brincadeira do Halloween é o ‘trick-or-treat’( ‘doces-ou-travessuras’ em português) que aqui na Escócia é chamado ‘guising’. Nesta brincadeira as crianças saem fantasiadas na noite de Halloween batendo nas portas da vizinhança, fazendo brincadeiras e ganhando doces dos vizinhos. A origem desta brincadeira está relacionada com a peregrinação de pessoas pobres pedindo comida na véspera do ‘dia de todos os santos’. Esta comida era chamada ‘soul cakes’ (bolos das almas) e em troca as pessoas prometiam rezar pelos mortos da família.

wp_20161030_18_23_13_pro

Jack O´ Lantern’ , a abóbora esculpida com uma lanterna ou vela acesa dentro, é uma adaptação americana da lanterna que era esculpida pelos irlandeses e escoceces num turnip(espécie de nabo). Segundo o folclore, Jack era um alcoólatra mal educado que bebeu demais em um dia 31 de outubro e quando o diabo veio buscar sua alma, ele enganou o diabo. Quando morreu, não foi aceito no céu nem no inferno, e o diabo o enviou para a noite escura com uma brasa de carvão para iluminar o caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e usou como lanterna para sempre.

Quando os irlandeses e escoceses migraram para os EUA, acharam que as ‘pumpkins’ eram mais apropriadas para as lanternas de Halloween e transformaram as abóboras num símbolo da festa.

A cada ano o Halloween se torna mais popular em todo o mundo, ganhando novos adeptos e novas adaptações onde chega, mas sem perder a essência de dar a oportunidade para que as pessoas brinquem com seus medos de uma forma coletiva e alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s