Curiosidades sobre 29 de Fevereiro, ‘the leap day’!

Dia 29 de Fevereiro, é um dia especial pra todo mundo porque acontece só a cada quatro anos. Pra mim é mais ainda porque meu filho nasceu neste dia!

No Brasil não me lembro de que este dia tenha um nome especial, mas em inglês é chamado de ‘Leap Day’, assim como o ano bissexto é ‘Leap Year’ e os que nascem em 29 de fevereiro são os ‘leaplings’. Por que ‘leap’, se ‘leap’ significa ‘salto’? Porque no ano bissexto os dias ‘pulam’ um dia pra frente na semana, já que tem um dia a mais no mês de Fevereiro. Faz sentido, né? ☹

Agora por que chamamos de ano bissexto? Ah…aí é mais difícil de explicar. Sugiro que leia este artigo do site Brasil Escola pra matar a curiosidade. 😉

Por que temos um dia a mais em fevereiro, a cada quatro anos? Isso é mais simples de explicar. Estas 24h foram acrescentadas ao calendário para garantir que o ano calendário tenha o mesmo tempo que o ano astronômico. O ano calendário tem 365 dias, e a terra leva 365.2421 dias para dar a volta ao redor do Sol, então para compensar esta diferença foi acrescentado mais um dia em fevereiro.

Ao pesquisar sobre a origem do ‘leap day’, deparei com vários artigos sobre curiosidades e tradições relacionadas ao dia, que eu nunca tinha ouvido falar. Acho que no Brasil não se fala muito nisso não.

Você conhece alguém que nasceu no dia 29 de Fevereiro? Sempre que falo a data de nascimento do meu filho as pessoas fazem algum comentário porque realmente é incomum. Ele foi escolhido entre certa de 1500 bebês para vir ao mundo neste dia. É esta a probabilidade de alguém ser um ‘leapling’! Segundo este artigo recente do site History.com existem hoje cerca de 5 milhões de pessoas que nasceram no ‘leap day’.

Aqui no Reino Unido e na Europa é chamado também de ‘Dia dos Solteiros’ (Bachelor’s Day) porque de acordo com uma lenda no século 5 na Irlanda, St. Bridget reclamou para St. Patrick que as mulheres também deveriam poder pedir os homens em casamento. Então para atender a esta santa demanda feminista, St. Patrick designou que o único dia que não ocorre todo ano, 29 de Fevereiro, seria o dia em que as mulheres poderiam realizar este desejo. Mais tarde, os britânicos acrescentaram que o homem que recusar a proposta de casamento, tem que dar vários pares de luvas para a mulher recusada.

Entre números e lendas, o importante é que ganhamos mais um dia de vida este ano, então vamos aproveitar bem cada minuto! Happy Leap Day!

Se quiser conhecer mais sobre o ‘Leap Day’, acesse estes links :

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/ano-bissexto.htm

https://www.history.com/news/why-do-we-have-leap-year

https://www.timeanddate.com/date/leap-day-february-29.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s