Mais um post sobre Carteira de Motorista – UK

Procurando no Google como tirar uma carteira de motorista no Reino Unido, encontram-se vários e vários posts. Resolvi escrever mais um, falando da minha experiência e dando algumas dicas que foram úteis para eu tirar a Driver License.

Antes de mais nada, saiba que a carteira de motorista do Brasil pode ser utilizada, inclusive para locação, por até 1 ano após sua chegada em UK. Não existe a necessidade de ser uma carteira internacional na maior parte dos casos, entretanto nem todas as locadoras de veículos  aceitam carteiras de motorista que não sejam internacionais. Verifique antes de fechar qualquer aluguel.

Existem alguns requisitos para iniciar o processo todo, e creio que os dois mais relevantes sejam a idade mínima de 17 anos (para carro) e ser residente no Reino Unido por pelo menos 185 dias nos últimos 12 meses.

O primeiro passo é solicitar uma carteira de motorista provisória (provisional driver licence) e isso pode ser facilmente feito pela internet através do site da DVLA. Crie seu login, preencha os formulários e pague a taxa de emissão de 34 pounds.  Dentro de alguns dias você irá receber no endereço que você informou, um formulário e um envelope para retorno.

Anexe a foto solicitada ao formulário, e envie junto com seu passaporte original. Sim, tem que ser o passaporte original pois copias não são aceitas. Existe outra opção mas acho mais complicada e portanto não vou falar dela. Você tem 28 dias para enviar o formulário de volta. Logo, se você pretende viajar ou precisa do passaporte para outra coisa, não deve nem iniciar o processo.

Eu precisei do passaporte e não enviei o formulário, mas já tinha feito o registro no site e o pagamento da taxa. Basta esperar que tudo é automaticamente cancelado e o dinheiro é devolvido sem nem mesmo precisar pedir.

Após 1 mês (em geral duas semanas) sua carteira provisória chega junto com seu passaporte, e agora alem de ter um novo documento de identidade você pode realizar o teste teórico.

Agende o teste teórico através deste site. A espera costuma ser de 1 mês, dependendo do local, e é necessário informar o número da carteira provisória, então não é possível adiantar esse procedimento.

Como dica, sugiro que nesse período de espera, estude bastante o código de trânsito (algumas coisas são realmente diferentes por aqui). Eu comprei o livro (3 livros na verdade) “Learn to Drive” da AA na livraria “The works” em uma promoção por 4 pounds.

aa_book

O Theory Test é composto por uma parte de respostas de múltiplas escolhas, e o Hazard Perception Test que são 14 vídeos nos quais é necessário que se identifique situações de potenciais riscos.

Não dei muita bola para esse teste de vídeo achando que seria simples, mas no final foi o que me reprovou no teste teórico. Decidi então comprar um aplicativo para o celular com vídeos reais onde é possível praticar e para cada vídeo são dadas explicações de onde poderia ter sido melhor. Deveria ter comprado antes o aplicativo, pois custa somente 1 pound e teria me poupado ter que pagar outro teste teórico.

[ATUALIZADO em 15 de Abril de 2017]. O Aplicativo para Android que utilizei foi o Hazard Perception Mega Pack

Uma vez aprovado no teste teórico é possível dirigir, mas é obrigatória a presença de um motorista que tenha a full driver licence, e mesmo assim não é permitido dirigir nas motorways, e é obrigatório o adesivo L em local visível no veiculo. E também já é possível agendar o teste prático.

O agendamento para o teste prático pode ser feito online nesse site e custa 62 pounds.

Essa é a hora para auto escola…. Sugiro realmente que se invista em algumas aulas. Eu fiz 4, e o instrutor explicou que não importa o quão bem você dirija, você deve dirigir do jeito que o avaliador quer. Isso é fundamental, pois é ele quem vai em determinar se você passa ou não.

Existe a opção de ir fazer o teste com o proprio carro e para isso ele deve estar de acordo com essas regras.

Pratique as manobras solicitadas no teste prático, tais como encostar e sair, sair em ladeira e dar ré. Eles pegam pesado para ver se o motorista presta atenção e observa, então olhar nos 3 espelhos com frequência é importante. Uma dica, o examinador falou com você, olhe para os retrovisores e depois faça o que ele falou.Outra dica, sempre olhe nos espelhos e nos cantos cegos ANTES de sinalizar.

Fiz 4 Aulas a um custo total de 80 pounds, mais o aluguel do carro do driver instructor por 50 pounds para o teste prático.

Chegue 5 minutos antes do horário do exame, nem mais cedo nem mais tarde. Se tiver sorte de conseguir trocar umas palavras com o examinador antes do teste, seja simpático, mostre-se calmo, sempre mostre-se calmo, e procure criar empatia com ele. Isso faz muita diferença. Eles tem muita curiosidade sobre o Brasil, então se tiver a chance de falar sobre não perca, isso cria um vínculo positivo de imediato.

No final das contas, com o teste teórico mais o prático, o custo mínimo da driver licence é de 96 pounds.

Espero ter ajudado. Se você tiver mais dicas, comente 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s