Construída em 1471, esta casa é um dos 4 prédios medievais que sobreviveram ao tempo em Glasgow. Este rico exemplar da arquitetura escocesa do século 15 está localizado próximo ao mais famoso prédio medieval de Glasgow, a Glasgow Cathedral. Provand’s Lordship originalmente foi construída para o Mestre ou Preceptor da Capela e Hospital de São Nicolau, e posteriormente passou a fazer parte das acomodações disponibilizadas para os cônegos da Cathedral. No fim do século 19, o edifício passou a ser utilizado pelo ‘Senhor de Provan’, que era o senhor proprietário de vastas terras situadas a 3 milhas a leste de Glasgow. Vem desta época o nome pelo qual o prédio passou a ser conhecido.
Em 1906, quanda a casa estava sendo usada pela família Morton que tinha uma fábrica e loja de doces no local, foi formada uma sociedade para preservar o edifício : Provand’s Lordship Society. Foram arrecadados fundos para conservação e compra de mobília e acessórios para transformar a casa em um museu. A coleção de móveis e acessórios antigos está exposta pela casa de forma a compor os ambientes o mais próximo possível do que era o interior das casas entre os anos 1500 e 1700.

Atrás da casa tem o Jardim de São Nicolau, que é um jardim com vários canteiros de ervas medicinais que eram utilizadas para fins médicos no século 15, e no centro tem um canteiro de flores num formato de desenho celta.

Atualmente, Provand’s Lordship é considerado um dos melhores e mais visitados museus de Glasgow, e a entrada é grátis. Para saber mais sobre este extraordinário exemplo de arquitetura escocesa do século 15, você pode acessar o site.